terça-feira, 29 de setembro de 2015

Android - Seu Telefone no Seu Computador

Para aqueles que possuem um telefone com Android, uma das coisas boas é sua integração com aplicativos do Google, é exatamente essa característica que faz essa postagem se tornar possível. Tem pessoas que não largam o celular enquanto estão no computador, seja para digitar uma mensagem no Whatsapp ou verificar outra coisa. Então ao invés de digitar com um teclado virtual e encher sua tela de marcas de dedos que tal usar o computador para isso? É fácil, indolor e são apenas quatro passos.

O primeiro passo é ativar o modo "Programador" do seu aparelho. Acesse a opção "Configurar" e a última opção é "Sobre o telefone", a penúltima deveria ser o modo "Programador", porém está desabilitada por padrão. Para habilitá-la acesse a opção "Sobre o telefone", navegue até a última opção "Número da Versão" e  (pode parecer ridículo isso) clique 7 vezes nela. Isso mesmo 7 vezes, não, não estou brincando, ao final será mostrada uma mensagem dizendo que você é um "Desenvolvedor". Retorne um tela e observe que agora existe a penúltima opção é "Programador".

O segundo passo é baixar um aplicativo no seu navegador Chrome (sim, só funciona nesse navegador) chamado Vysor. Usei o Ubuntu mas é possível utilizar qualquer sistema operacional que execute o navegador Chrome. Após sua instalação vamos passar para o terceiro passo.

Conecte seu aparelho ao PC, com um cabo "USB - Aparelho" (aquele mesmo que é usado para carregar o aparelho via USB do computador) e ative a "Depuração USB".

No quarto passo retorne ao aplicativo Vysor (através do botão Apps localizado a esquerda na sua barra de favoritos do Chrome) e pressione o botão "Find Devices", deixe-o localizar seu telefone. Uma vez localizado e conectado, no seu telefone aparecerá a mensagem: Permitir a depuração USB? E pronto o resultado no seu computador será a tela do seu celular:


Agora tudo o que você fizer nessa tela, será refletido no celular e vice-versa, inclusive se deitar o celular a tela também deitará. É possível acessar qualquer aplicativo e fazer qualquer coisa, inclusive tirar Printscreen da tela. A grande vantagem? Professores podem aproveitar isso para suas aulas ou desenvolvedores para testarem seus projetos.

O projeto Vysor ainda está na versão beta, mas promete muito mais coisas, veja o vídeo promocional e se divirta:


Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário