sexta-feira, 25 de abril de 2014

Projeto - Forma de Bolo para suas redações

Essa semana recebi o seguinte e-mail que vou resumir para essa pergunta:
A publicação sobre pareceres técnicos poderia ser aplicada também a redações dissertativas, muito cobradas para o ENEM e Concursos Públicos?
Durante a semana fiquei pensando, e junto com meus neurônios, alguns cadernos de confecção de redação e muito café chegamos a seguinte estrutura.

Introdução

E o momento mais importante, hora de expor suas ideias sobre o tema proposto de maneira clara e qual a sua posição. Em uma redação não se pode ficar em cima do muro, ou defende ou acusa, imagine um advogado em um tribunal. Lembrar que:
  • Utilizar dados para a análise
  • Relacionar informações acessórias para facilitar a compreensão
  • Apresentar os objetivos
Exemplos para a forma raiz:

O grave problema presente no Brasil é …. Há tempos a questão da … entrou no dia a dia das discussões mundiais. Contudo, até o momento, os resultados … são (in)significantes em relação a(os) … causados. O excesso de … emitida por … causa … e tornaram motivo de …. O Brasil figura como …, mesmo sendo … do planeta. Ao se olhar apenas os … de maior (/menor) valor agregado, passa a ser o …. As … externas brasileiras passaram a ser um … aos que desejam … fora do País.
Com a proximidade …, é iniciado um momento de … que será … para …. Há uma diferença (/semelhança) entre …, a … básica … consiste de …, porém, isso é um(a) … superficial de se pensar, pois … exige …. Há pouco mais de …, os … já enviavam …, a suspeita é que … no período do …. A situação é tão crítica (/favorável) que as … devem lidar com … para reverter (/permitir que) esse quadro (devastador) … de modo a resgatar (/permanecer) os índices de credibilidade.
O que aparenta ser … pode, na verdade, se revelar …. Isso vale, sobretudo, para aqueles que recorrem a … que promete …. Os valores, ainda que elevados (/reduzidos), (nem sempre) são percebidos por … que recorrem a …. Os … praticam … e são justamente aqueles que oferecem uma maior (/menor)  … na hora de conceber ….

Desenvolvimento

Essa é a parte do texto na qual se desenvolve a argumentação por meio de opiniões, dados, levantamentos, estatísticas, fatos e exemplos sobre as ideias que foram declaradas na introdução. Lembre-se de nunca fugir ao tema. Possui as seguintes características:
  • Apresentar os fatos pesquisados
  • Correlacionar os fatos com informações
Exemplos para a forma raiz:

Um dos fatores que provocam (a falta de/o) interesse … é a capacidade de … e o resultado ficou abaixo (/acima) do esperado nesse período de …. O … destacou ainda foi em relação a … e permite (/bloqueia) uma mudança na … gerado em relação ao … com o discurso de que é perfeitamente normal que …. Essa diferença (/semelhança) tem as seguintes razões …. (Não) É simples e(/nem é) vantajoso uma … que emite uma grande (/pouca) quantidade de … e mostra ainda que … e foi ….
Atualmente é fundamental para entender como … funciona (/produz resultado), o método mais utilizado é …, sendo empregado em … e até mesmo em …. Por esse motivo, é importante … para produzir(/conceber) … qualquer fato sobre … que consiste em …. Ao possuir esse conhecimento é possível que … sobre qualquer … que permite um domínio sobre …, desta forma (não) corre o risco … de … e com …. Pelo menos … já foram …, sendo ….
As … registraram um … no …. Este contexto faz parte de uma avaliação maior (/menor), que representa … sendo inferior (/superior). Nada mais forte (/enfraquecedor) do que a crença de … e gerou uma percepção de …. No centro da teia, estão … e boa parte de …, soma-se a essa ação … sendo essa (in)adequada e vem ampliando (decaindo) diante de uma nítida exceção (/confirmação) de tratamento para ….
De fato, o … (não) mostra que pode … até …, mas vemos que …. Além disso, vemos é que … tais como … que nada mais são do que …. Agora, o … (não) autorizou que todos os … sejam …. Isso inclui todos os …, assim como … das … que foram realizadas. Destaca-se ainda …, com destaque para …. Segundo …, a … está relacionada com … o que vem a confirmar uma … no …. O … também afirmou que, … (des)cumpriu com seu dever de … contra o que chamou de ….
Todas as etapas foram (des)favoráveis ao …. Assim, não cabe …. Agora, a batalha (/o confronto/a polêmica) gira em torno do …. Uma decisão de … decretada, recentemente, em todas essas ações. Quando … chegar, é iniciado um novo ciclo de … e já se fala de … para o inicio de …. Não custa lembrar, porém, que … é su(/ine)ficiente para garantir  … e para in(/de)crementrar a … fato que será … e só vem a confirmar o desejo de ….
Com o deficit (/superavit) comercial de … no …, a indústria se cansou do (/atendeu ao) discurso do …. Para …, (nada d)o que foi prometido pelo … com o intuito de incentivar (/combater) as … deu certo (/foi equivocado). Diante desse cenário, já passou da hora de  … para subsidiar as …. A maior (/menor) parte dos … (não) saíram do …. E (/Porém) o que saiu foi implantado de forma ….

Conclusão

Como o próprio nome já supõe, é necessário fechar o texto. Em outras palavras, não podemos deixar perguntas abertas, e inserir uma nova ideia, ou seja, uma nova tese. Possui as seguintes características:
  • Reforçar os pontos abordados
  • Justificar a avaliação final
  • Sugerir determinadas ações
Exemplos de forma raiz

Assim sendo, é imprescindível (/fundamental) que … seja … desde … e que o …. A nação (não) pode aspirar ao … tendo tão (d/in)eficiente …. Um … possui novidades para …, mas o tom do … (não) pode permitir transparecer …. A … deve ser … e …, fugir das … desnecessárias. A … conclusão é que a … são mais fortes que …. Estamos destinados a ….
Desta forma, segundo …, o … pela conclusão do … em troca de …. A … ocorre no contexto da … de … cometidos por …, é o que indica …. O resultado de …, segundo levantamento da … o resultado foi … no acumulado dos últimos … 
Diante do mencionado anteriormente, é necessário que … deve-se recorrer a …. Não é a toa que … está …. A queixa (/satisfação) dos … na hora de … estão se tornando …. E, independente da …, (não) se economiza na crítica ao …. A sensação final é de que … perdeu o controle (/foi controlada).

Concluo lembrando que NÃO EXISTEM receitas prontas para escrever sua redação, o que tentamos criar foram DEIXAS que podem ajudar a formar frases para sair do "limbo".

Obrigado e até a próxima,
Fernando Anselmo

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