sábado, 29 de março de 2014

REST - Básico sobre node.js

Algumas pessoas me escreveram pedindo algumas aulas básicas sobre o node.js, então vamos começar uma pequena série sobre este software. Devemos primeiro saber que para aprender o node.js é necessário possuirmos um bom conhecimento de JavaScript, então considerarei esse como um pré-requisito.

Instalação do node.js


No site oficial do node.js podemos baixar gratuitamente a última versão disponível, como é um arquivo executável basta seguir as instruções do instalador, ao término abra uma janela de comando e digite:
node -v
Se a resposta for o número da versão corrente, então o node.js foi instalado sem problemas.

Criação do Servidor


Como vimos nas aulas práticas de REST, uma das funções primárias do node.js é a criação de um Servidor Web, este tipo de servidor simplesmente fica "escutando" em uma determinada porta alguma solicitação realizada - passo conhecido como REQUEST - e ao recebê-la busca fornecer a resposta  adequada - passo conhecido como RESPONSE.

Com simples comandos podemos criar um Servidor Web com o node.js, basta realizarmos três passos:
  1. Criar uma variável que representa o módulo http.
  2. Definir o que este servidor fará.
  3. Ativar o servidor em alguma porta.
Vamos então criar uma pasta (utilize nomes de pastas e subpastas simples, sem espaços ou acentuação) chamada servNode e dentro desta crie um arquivo chamado server.js com a seguinte codificação:
var http = require('http');

var server = http.createServer(function(req, res) {
  res.writeHead(200, {"Content-Type": "text/html; charset=UTF-8"});
  res.write("<h1>Meu primeiro teste com NodeJS!</h1>");
  res.end();
});

server.listen(3000, function() {
  console.log("Servidor do NodeJS ativo...");
});
Na janela de comandos acesse esta pasta e digite:
node server.js
Como resposta deve mostrar que o servidor está ativo. Observe que o código está dividido em 3 partes, cada uma representa um passo:
  1. Para um módulo qualquer do node.js usamos o método require() e criamos uma variável que recebe um objeto que representa o módulo chamado. 
  2. Um servidor é criado a partir do método createServer que como parâmetro define uma função com duas variáveis que representa objetos das ações request (objeto req) e response (objeto res). Através do objeto de response podemos definir o que desejamos transmitir como resposta, então quando o servidor estiver funcionando enviaremos uma resposta HTML com uma mensagem. O método end() finaliza, empacota e envia a resposta para o cliente. 
  3. Por fim ativamos o servido com o método listen() e informamos qual porta o servidor escutará nossas ações (neste caso na 3000).
Em um navegador digite o endereço: http://localhost:3000, e veremos a seguinte tela:


Na próxima aula aprenderemos como ler e criar arquivos com o node.js.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo



0 comentários:

Postar um comentário