domingo, 14 de julho de 2013

Gimp - Trabalhando com Camadas

Afinal de contas o que o Gimp tem de melhor de um MS-Paint por exemplo, ou Draw do OpenOffice, por que simplesmente não utilizar um desses e obter o mesmo resultado. A resposta é muito simples a possibilidade de trabalhar com camadas.

Imagine uma imagem na seguinte forma, plano de fundo, plano de meio e imagem principal. O plano de fundo poderia ser uma floresta, o do meio um efeito especial aplicado sobre essa floresta e a imagem principal um ciclista, e como resultado teremos a seguinte imagem:

Que poderia ser utilizada para compor sua página sobre ciclismo, não estou dizendo que também não poderíamos criar a mesma imagem nas outras ferramentas, mas e se desejar trocar o efeito? Ou mesmo o ciclista? Teremos que refazer tudo do ZERO.

Criar Camadas

  1. Abra uma imagem que você ache interessante, preferencialmente bem colorida, com o Gimp.
  2. Selecionar a ferramenta Crop (Shif+C) e delimitar uma área para formar o Banner, um formato proporcional a 940x198 pixels (enquanto delimitamos a área observar que na barra de status aparece a medida que estamos aplicando)
  3. Uma vez que a imagem está no tamanho correto, na janela Layers pressionar o botão direito do mouse e selecionar "Duplicate Layer" e uma nova camada será criada.
  4. Pressionar um duplo clique do mouse e modifique o nome desta camada para "efeito" (chame a outra camada de "original").
  5. Considerar este como o estado inicial para os tutoriais abaixo.

Para que serve essa nova camada? Imagine uma folha de papel sobre a outra, um efeito bem interessante seria a descoloração da camada superior e retirar pedaços. Quando era criança pegava giz de cera colorido e desenhava a esmo em uma folha de papel preenchendo cada espaço com diversas cores (uma coisa bem abstrata mesmo), depois pegava o giz preto e pintava todo o desenho. Agora era a parte divertida, com uma ponta ou moeda desenhava raspando a parte preta, o resultado era um desenho colorido.

Criar Partes Coloridas e Descoloridas

  1. Criar Camadas de uma imagem.
  2. Selecionar a camada "efeito".
  3. Selecionar no menu principal "Colors | Desaturate..." e confirmar com OK na janela que aparece.
  4. Verificar se esta camada possui transparência em "Layer | Transparency | Add Alpha Channel..." (se está desabilitado é porque já possui, caso contrário selecionar).
  5. Selecionar a ferramenta Eraser (Shift+E) e apagar partes da imagem (a parte colorida vai aparecendo).

Agora vamos brincar com aplicação de um efeito sobre uma máscara, usaremos um degradê transparente, mas com essa técnica, podemos utilizar muitos outros efeitos.

Efeito degradê descolorido

  1. Criar Camadas de uma imagem.
  2. Selecionar a camada "original".
  3. Selecionar no menu principal "Colors | Desaturate..." e confirmar com OK na janela que aparece (nada vai acontecer pois esta é uma camada inferior, se quiser ver ser realmente funcionou desabilite o "olho" da camada efeito).
  4. Selecionar a camada "efeito" com o botão direito do mouse e selecionar "Add Layer Mask..." e pressionar o botão "Add" na janela que aparece (lateralmente a essa camada será criada uma máscara branca).
  5. Selecionar a ferramenta Blend (L) e nas opções da ferramenta, em "Gradient" marcar "FG to Transparent".
  6. Na imagem, clicar com o botão do mouse, arrastar e soltar em outra posição para verificar o efeito de "Degradê Descolorido".
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário