domingo, 16 de junho de 2013

Gimp - Primeira Visão

Em postagens anteriores já falei sobre o Gimp, e por ser uma sigla de GNU Image Manipulation Program, deveria se escrever em letras maiúsculas, mas sou um pouco chato. Porém o assunto que quero deixar aqui é porque usá-lo? Vejamos primeiramente as escolhas:

1ª Opção: Usar o Paint da Microsoft, até um tempo atrás utilizava este programa, porém acabei demandando mais necessidades e este passou a não me atender mais.

2ª Opção: Usar o Draw que vem com o LibreOffice (ou OpenOffice), não o achei a alternativa ideal aos meus problemas e acabei encarando-o como o Paint.

3ª Opção: Usar o Adobe Photoshop e pagar seus R$ 2.000,00 e tantos pela licença (mais alguns trocados pelos outros produtos de suporte como o Elements, Lightroom e por aí vai). Sei que existem alternativas mais em conta, mas nem pretendo considerá-las.

Não é que o Gimp fosse minha única opção, mas era o programa que me atendia completamente e dessa forma comecei a migrar. Obviamente que não sou um maravilhoso especialista, minha área é Desenvolvimento de Projetos, só que muitas vezes necessito de imagens bem específicas para alguns trabalhos, ainda mais agora com os portáteis. Então o Gimp é excelente para essas coisas além de possuir vários atalhos rápidos, que agilizam ainda mais o trabalho.

Já pensei em várias maneiras de ajudar as pessoas a conhecer o Gimp. A única que me ocorre é publicar uma série de curtos tutoriais "Feijão com Arroz" do tipo vamos sair do outro lado, dessa forma acredito que tudo vai transcorrer com maior facilidade. Se interessou? Não perca mais tempo, acesse o site oficial e baixe a versão 2.8.

Primeiro Contato


Antes de qualquer coisa, devemos entender que o Gimp é um programa de manipulação de imagem através de camadas, imagine várias folhas de papel transparente, na folha de fundo colocamos o cenário, na segunda os detalhes mais próximos (um poste, uma pedra), e na última os personagens. Encontramos ao abrir o programa 3 janelas, a que fica a sua esquerda é chamada de Toolbox e contém todas as ferramentas de trabalho além da caixa de cores (dois quadrados coloridos por padrão preto/branco) que representa a cor padrão de frente e fundo (clicando neles podemos mudar essas cores, para retornar ao padrão basta pressionar D). A janela central que contém o menu é aonde iremos trabalhar a imagem. E a janela a direita é a janela onde se controla as Camadas (Layers).


Trocando o Idioma Padrão


Algumas pessoas (como eu) odeiam menus de programas em português, principalmente porque a grande maioria dos tutoriais trata dos menus em inglês. Então se seu sistema é português, seu Gimp está com os menus nesse idioma. Para trocar acesse "Editar | Preferências", selecione Interface e na combo Idioma selecione qual deseja para seus menus (aviso que vou utilizar: English [en_US]). Agora encerre e abra novamente o Gimp.


Criar uma Linha Reta

  1. Selecionar qualquer objeto de escrita (N - lápis, P - pincel ou A - aerógrafo) ou se deseja apagar uma área reta, selecionar a borracha (Shif+E)
  2. Clicar em um ponto de origem qualquer da imagem
  3. Pressionar Shift+4 e arrastar com o mouse até o final criando a  linha virtual
  4. Clicar novamente para confirmar a linha
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

PS. Recomendo uma olhadinha aqui para os conhecimentos mais básicos.

0 comentários:

Postar um comentário