sábado, 5 de janeiro de 2013

Estratégia - A Arte da Guerra - Marchas

Como devemos nos mobilizar é o assunto deste capítulo. A mobilização conta principalmente com a observação, e esta se refere a conhecer o que estamos fazendo, para onde e como desejamos ir. Devemos buscar sempre uma posição mais elevada e longe de locais de difícil manobra observando os diversos tipos de terrenos pelo qual devemos passar.

A segunda parte do capítulo refere-se a como reconhecer o que se passa com o inimigo, se este parece impassivo é porque está bem protegido, se percorre longos caminhos é porque deseja nosso movimento, quando ocupa um terreno plano e vulnerável é porque existe uma armadilha. Durante uma negociação se o mensageiro humilde é porque é forte e deseja atacar, se arrogante é porque está prestes a fugir, se muito gentil é porque tem um plano secreto.

O maior segredo deste capítulo está como devemos proceder no tratamento das tropas que devem ser comandadas com ordens diretas e nunca dúbias. A todo momento Sun Tzu prega que as ordens sempre devem ser claras e consistentemente eficazes e fidedignas e com isso teremos a vitória certa.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário