sábado, 27 de outubro de 2012

Estratégia - A Arte da Guerra - Pontos Fortes e Pontos Fracos

"Deus ajuda quem cedo madruga", por quantas e quantas vezes ouvimos essa frase e agora é Sun Tzu quem a reintera, quanto mais cedo chegamos ao local da batalha mais rápido podemos nos organizar e preparar para ela. É melhor lutar com tropas descansadas. Outro ponto de poder é conduzir o inimigo a sua vontade, ou seja, que ele faça o que você deseja. Uma estratégia simples e muito fácil de aplicar: Aprenda a Arte do Engodo. Isso é muito utilizado pelos mágicos quando o truque é realizado com a mão direita chama-se a atenção para a mão esquerda.

Faremos uma pequena reflexão: "Porque estamos nessa vida?", pare de ler e pense um pouco. O que você acredita que estamos fazendo aqui? Simplesmente estamos? Somos parte de um plano? Pessoalmente acredito que tudo isso é pensamento bobo. Estamos aqui para atingirmos a um determinado grau de conhecimento (poderia usar o termo para evoluirmos espiritualmente). Devemos começar a tomar posse da nossa vida, parar de sofrer pelos outros, parar de sofrer pela vida, no dia que paramos de sofrer pela vida a vida melhora. Pense nos problemas como o inimigo a vencer, então qual seria a primeira estratégia? Sigamos  o que Sun Tzu falou: dividi-los e compreendê-los. Atacar um problema por vez é a solução. Aprendi ao longo dos meus 46 anos que, os problemas se dividem nas seguintes categorias:
  • Problemas insolúveis - Por exemplo: Você vai morrer. Isso é um fato e não um problema, então apenas aceite.
  • Problemas solúveis - Por exemplo: A dívida do carro. Isso é resolvido com dinheiro, então na verdade o problema não é a dívida mas como arrumo dinheiro, posso trabalhar, fazer horas extras, vender alguma coisa, então devo conhecer qual é o real problema (verdadeiro inimigo) para saber qual a real estratégia a seguir.
Vejo pessoas que fogem dos problemas como se esses fossem desaparecer, eles não vão desaparecer por mais que a pessoa beba ou se afunde nas drogas, muito pelo contrário darão vida a novos problemas e desafios. É engraçado como o País que tem menos problemas sociais é o que tem a taxa mais elevada de suicídio. Parece que as pessoas precisam de problemas para viverem, para se desafiarem. Devemos é buscar o controle da situação, o controle do nosso destino. Não existe nada traçado, nada vai cair no seu colo de bandeja, devemos é encarar os problemas e achar uma estratégia de modo que se tornem mais fáceis de encarar.



Esse é o real objetivo por estar escrevendo essa série, desejo considerar o real inimigo como seus problemas sejam eles quais forem, e usar as técnicas da Arte da Guerra para combatê-los. Proporcionar uma vida melhor para você e para os seus.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário