sábado, 20 de outubro de 2012

Estratégia - A Arte da Guerra - Energia

Tudo o que existe é Energia e devemos refletir sobre dois pontos cruciais, primeiro na combinação de poucas coisas gerando uma infinidade e o que parece Caos quando na verdade é Ordem.

Quem me conhece sabe que uma das minhas virtudes e conseguir realizar apresentações, isso se deve ao excesso de treinamento, e afirmo que pouco importa ministrar uma apresentação para 5 ou 50 pessoas, a preparação envolvida é exatamente a mesma. Existe uma infinidade de detalhes a pensar, porém o que faço e decompô-los até uma única questão:


Qual mensagem desejo passar?


Observe como toda apresentação se resume a isso, é como um filme, seja uma superprodução, tudo se resume a mensagem que o filme, peça de teatro ou livro deseja passar. Tudo foi concebido e criado para trazer a tona essa mensagem. Desta forma, podemos decompor tudo a nossa volta em forças simples, Sun Tzu usou como exemplo as Notas Musicais, as Cores Primárias e os Sabores existentes que criam uma infinidade de coisas, pensemos em biologia, nos reinos, existem os Animais, Vegetais e Minerais tudo a nossa volta está decomposto nestes três. Seu objetivo não será mais tão inalcançável ao decompô-lo em unidades primárias.

Ao iniciar uma apresentação, ou um livro, tudo parece caótico, então procuro organizar toda a informação que tenho a minha disposição, pois já tenho um objetivo (A mensagem quero passar), esse caos inicial me ajuda a pensar e traçar qual será meu plano de ação, por qual lado desejo atingir esse objetivo, pois existe uma infinidade de abordagens que posso utilizar para isso.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário