domingo, 14 de outubro de 2012

Estratégia - A Arte da Guerra - Disposições

Três são as palavras chaves desse capítulo que se interligam, Invencibilidade, Habilidade e Elementos. Essas três são os elementos cruciais para sempre garantir a vitória.

Começamos por: O que é ser Invencível? Não é nascer em Kripton e vir para a Terra, dei uma parada na "Arte da Guerra" para contar a Parábola da Águia, uma bela história sobre Renovação. Outra história parecida é a da Fênix, uma ave mitológica que sempre renasce das cinzas. Ser invencível é estar disposto, é estar "agudo" às coisas, é saber quando atacar e quando recuar, é estar afinado com tudo, e para isso, é necessário ser habilidoso.

Habilidade refere-se a tudo o que podemos aprender, devemos ser uma esponja para absorver tudo o que esse mundo pode nos oferecer. Um conselho: "Pare de perder tanto tempo em redes sociais, use-as, porém não deixe que usem você". Saber o que todos já sabem não representa nenhuma habilidade, muitas pessoas confundem habilidade com "dom" (principalmente de Deus). Paco de Lucia grande guitarrista espanhol uma vez disse em uma entrevista que treina 12 horas por dia no violão, acha que isso é um "dom"? Não existe esse negócio de "Presente de Deus", porque Ele escolheria alguns em detrimento de outros? Alguma piada divina? Habilidades nas pessoas são aprendidas, refinadas e aprimoradas a exaustão, pergunte a qualquer profissional bem sucedido que a resposta será que a vida inteira estudaram e analisaram tudo a sua volta.

Os Elementos são referentes as projeções que podemos calcular, o que pode ser previsto através de cálculos, vamos tomar por exemplo um agricultor que antes de plantar consulta o serviço de meteorologia, aparelhos diversos como o barômetro, e analise de fotos por satélite para prever o que acontecerá nos próximos meses ou então, pode simplesmente contar com a sorte (Sorte? Não seria mais fácil jogar na MegaSena?). Em qual desses dois estágios você acredita que esse agricultor será favorecido? Estudar os elementos é crucial para uma carreira de sucesso de modo a se tornar invencível em qualquer situação.


Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário