domingo, 23 de setembro de 2012

Estratégia - A Arte da Guerra - Estimativas

Sei que deve estar saturado por tantos blogs falarem desse livro, porém permita-me mostrá-lo de uma maneira um pouco diferenciada, mais prática e resumida. Pretendo ao longo de treze postagens discorrer os benefícios de utilizar esse tratado que pode ser aplicado de tão diferente maneiras.

Estimativas, cálculos ou planejamento inicial refere-se a observar cinco fatores que serão utilizados durante todo o decorrer das atividades. O primeiro é a influência que podemos causar nas pessoas, se essas acreditam em nossas ideias, somente deste modo podemos conseguir aliados para a realização dos nossos sonhos. O segundo tem a ver com a natureza, devemos entender isso como o meio que nos cerca e se aproveitar das condições e mudanças que ocorrem nesse meio. O terceiro é quanto ao terreno, refere-se as distâncias que devemos percorrer para atingir determinado objetivo e a forma como sobrepomos as dificuldades encontradas pelo caminho. O quarto é a capacidade de liderança, convém lembrar que o líder é o "escolhido" e não o "nomeado", um líder só é escolhido ao demonstrar as qualidades necessárias para ser seguido. O quinto é disciplina, isso envolve dois termos organização e controle, seguir as normas e os preceitos estabelecidos.

Durante a fase de planejamento podemos utilizar de diversas estratégias, antes mesmo de iniciar a batalha, buscando minar a ação dos nossos adversários. A principal ação que podemos realizar é o estudo desse adversário (recomendo uma análise de SWOT), jamais enfrentar o desconhecido pois pode ser desastrosamente perigoso. Não devemos demonstrar toda nossa capacidade perante aos adversários e sempre evitá-lo quando este for mais forte. Devemos sempre manter uma pressão constante, atacando e recuando, sempre em pontos despreparados e buscando dividi-lo para torná-lo ainda mais fraco.

 
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário