quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Projeto - MM com EAP

Calma não se trata de uma receita de doce, provavelmente se fosse seria bemmmm calórica. Estou falando de duas simples técnicas aliadas que qualquer bom analista conhece, trata-se de Mapas Mentais e Estrutura Analítica do Projeto.

Mapas Mentais, ou Mind Mapping, surgiu através da mente de Tony Buzan, e vem se tornando uma imprescindível ferramenta no auxílio a estudos. O método é extremamente simples em uma folha de papel, bem no centro, coloque a idéia principal, por exemplo: Férias. Agora puxe dessa idéia tudo o que lhe vem a cabeça, por exemplo, reservar, separar, revisar, guardar. Agora vamos pegar o primeiro item: reservar, o que lhe vem a cabeça? hotel, passagem (aérea ou terrestre), e vá fazendo isso com cada item, no final teremos um belo diagrama que representa suas Férias.

EAP, ou Work Breakdown Structure (WBS), é um método para dissecar um projeto em suas partes essenciais e deste modo ter uma visão simplificada de todo o processo. Normalmente, este trabalho deve ser fragmentado até um nível que possibilite o controle por parte do Gerente do Projeto. Além disso, dizem que o ideal é que tenha um mínimo de 8 horas e um máximo de 80 horas.

Duas metodologias excelentes, então porque não juntá-las? O artigo Mind Mapping A Better WBS (localizado em http://www.projectsatwork.com/article.cfm?ID=251386) trata exatamente deste tema, como não quero ser acusado de plágio (coisa que meus críticos adoram fazer) deixo o endereço e o local para que você possa se deleitar com a leitura.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

PS. É necessário ser cadastrado para ler o artigo, o cadastro é gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário